Dicas - MdPO - Informática e Comercio e Automação Comercial

Previsão do Tempo para São Paulo
Go to content

Main menu:

Dicas

Periodicamente estarei colocando aqui dicas de informática.

1 - Um tipo de Spam muito comum: E-Mail de COBRANÇAS;
2 - Outro tipo de Spam muito comum: E-Mail URGENTE;
3 - Cartuchos reciclados;
4 - Verão, Calor e micro travando.


1 - E-Mail de Cobrança

Ao receber alguma mensagem informando que você está com qualquer tipo de pendência financeira com alguma instituição (bancos, lojas, Serasa e etc.). "NÃO ACREDITE", principalmente se estiver pedindo para clicar em algum link e atualizar dados ou digitar alguma informação para confirmar e etc.


Saiba que NENHUMA instituição irá te informar por e-mail algum tipo de pendência, visto que este meio de comunicação não é válido judicialmente para este fim e por diversos outros motivos.


Também quando vier escrito para clicar no link no corpo da mensagem não o faça. Em 99% dos casos é um link falso levando para alguma página com nome muito parecido da instituição que "supostamente" enviou o e-mail, mas que ao clicar irá instalar algum tipo de vírus ou alguma página clonada com a finalidade de obter os dados que você irá digitar.


2 - E-Mail de URGENTE

Ao receber alguma mensagem de conhecidos ou não, dizendo que é para "ajudar alguma criança doente", "nova modalidade de assalto", "vírus novo", "cuidado" e etc. e pedindo para repassar a todos os seus contatos, NÃO ACREDITE!!! Em 99,99% dos casos são falsos com a intenção de causar lentidão na internet e ou capturar os e-mails do seu contato, para que depois enviem os famosos Spams (isto mesmo...) aquelas mensagens indesejadas que todos recebemos sem ter pedido e fazendo alguma propaganda.


Toda vez que você reenviar uma mensagem para a sua lista de amigos e caso seja uma destas mensagens acima, a sua lista de amigos será incluída na lista de Spams por algum e-mail falso que esta no corpo ou destinatário.
(ah.... por favor... não inclua meu e-mail nas mensagens que você insiste em reenviar).


Obs. Caso queira reenviar alguma mensagem que seja bonita para seus contatos, apague antes o cabeçalho onde tem todos os e-mails anteriormente enviados, ou melhor, crie um novo e-mail em branco e copie e cole somente a mensagem. Outra dica é colocar seus contatos no campo de "Com cópia oculta (Cco)" ao invés de colocar no campo "Para:" ou "Com cópia (Cc)", assim, ninguém fica sabendo para quem foi enviada as mensagens, somente quem recebe.


3 - Cartuchos reciclados;

O cartucho reciclado pode ser tão bom quanto um original, porém, devem-se tomar alguns cuidados:
- Compre ou recicle seu cartucho em empresas que já está há algum tempo no mercado;
- Procure saber se alguém já utilizou os serviços desta empresa recicladora;
- Repare na qualidade final do cartucho antes de comprar. Procure por rachaduras, sujeira, borrão de cola nos cartuchos, etiquetas descolando e etc.;
- Após comprar o cartucho e ao retirar a fita Blue Type (Fita Azul) limpe a cabeça de impressão com um papel macio e deixe-o por uns 5 minutos em pé para verificar se esta vazando tinta. Caso isto ocorra limpe novamente e coloque a fita Blue Type, leve-o aonde comprou e peça para trocar;
- Se ao colocar o cartucho e mandar imprimir não sair nada ou falhar a impressão ou alguma cor, experimente limpar a cabeça de impressão com um papel toalha macio e levemente umedecido em água morna e tente imprimir umas três vezes (cuidado para não molhar os contatos);
- Se você pretende mandar reciclar seu próprio cartucho, PARE de imprimir tão logo começar a falhar ou acabar alguma cor. Dentro do cartucho existem várias resistências que aquecem a tinta na hora da impressão. Assim como o chuveiro de casa queima se ligar sem água, estas resistências também queimam sem tinta.


4 - Verão, Calor e micros travando
  
  É muito comum no verão ou em dias quentes, os micros começarem a ficar lentos, travarem e às vezes queimarem.
     Dentro de um computador normal, tem no mínimo duas ventoinhas: Uma no processador e outra na fonte.
     Acontece que normalmente os computadores ficam no chão, o que acaba sendo tragados para dentro do equipamento, poeira, pelos de animais e etc.
     Esta sujeira acaba parando nas grades junto às ventoinhas e com o tempo acabam pelo grande acumulo, impedindo o resfriamento.
     Com isso o computador começa a ficar instável.
     Se seu computador estiver com algum destes sintomas, tente verificar se não é este o caso e se for o caso, faça uma limpeza simples.
     Basta abrir a lateral do computador com o mesmo desligado e com um pincel, remover toda a poeira no cooler do processador ou se tiver como fazer, melhor seria jogar um jato de ar.
     Alguns aspiradores de pó tem a opção de inverter a mangueira e ao invés de sugar, passa a soprar.
     Lembre que isto levanta bastante poeira, então recomendo fazer em algum lugar ao ar livre.
     Em breve estarei colocando um vídeo de como fazer isso.




 
 
Back to content | Back to main menu